Vamos às compras!?

*imagem retirada da internet
Confesso que eu gostava mais de ir ao supermercado quando não era obrigação e não era eu quem pagava a conta (rs). Meu pai dizia que ir ao supermercado comigo era prejuízo, eu queria comprar tudo!!! 
Talvez, essa seja a maior dificuldade de quem está iniciando uma vida sozinha ou sozinho, a hora de fazer as compras e, de fato, é bem difícil mesmo!!! Queremos comprar tudo que vemos pela frente e nem sempre damos conta de consumir, o resultado disso é muita coisa que acaba indo para o lixo. Vejo muita gente que mora só e desperdiça comida. Antes da ida ao supermercado e à feira livre, é fundamental fazer uma visita à geladeira e à despensa e só comprar aquilo que realmente precisa.
Sabe aquilo que os economistas dizem que devemos nos perguntar antes de comprar algo: "eu quero ou eu preciso?" Na ida ao supermercado ou à feira, você deve sempre se perguntar: "eu vou comer isso?" Lembre-se que você está só e se você não comer, não tem quem coma, o alimento estraga e acaba indo parar no lixo. Desperdiçar comida é pecado, certo?
Fazer as compras é um aprendizado diário, você tem que se observar e ver o que consumiu e o que não consumiu. O que comprou demais, não consumiu tudo e estragou, o que acabou antes do previsto e aquilo que você nem abriu e foi para o lixo com a embalagem fechada. Eu detesto jogar comida fora, principalmente se ainda estiver com a embalagem fechada, me corta o coração.
Os alimentos devem ser comprados em pequenas quantidades, principalmente os perecíveis, e a validade deve sempre ser consultada. Para alimentos de prazo de validade curto, você deve fazer conta se vai dar conta de consumir aquilo até vencer. Quando compro iogurte de potinho, por exemplo, sempre relaciono a quantidade de dias que faltam para vencer, quantos eu como por dia e a quantidade que estou comprando, é pura matemática!
Mesmo os alimentos não perecíveis merecem cuidado, o feijão, por exemplo, depois de um tempo aberto, enche de bichinhos (gorgulhos), os grãos ficam duros, demoram mais para cozinhar e o sabor fica ruim. Arroz, macarrão, farinha de trigo também costumam encher de bichinhos.
Ah... não podemos esquecer dos alimentos que tem a validade reduzida após abertos, é o caso da maionese, leite de caixinha, requeijão cremoso, o rótulo tem que ser consultado sempre! 
Eu acho, inclusive, que as indústrias alimentícias precisam lembrar de nós, morador@s solitári@s, e produzir alimentos em embalagens menores. Minha gente, por que não existe embalagem de leite de meio litro??? 
 

Comentários